sábado, 28 de março de 2009

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - 3° ANO



* Esta atividade pode ser aplicada para 3ª série ou 4° ano.Como toda atividade, essa não pode ser diferente, pois como é um texto narrativo deve-se antes trabalhar os gêneros textuais e, posteriormente aplica-la.Apesar de as perguntas serem bastante explicitas, o aluno(a) terá de fazer diversas leitura para sua commpreensão.

TEXTO NARRATIVO : A PIPA E A FLOR

Era uma vez uma pipa de cara risonha que ficou enfeitiçada por uma florzinha maravilhosa. Não conseguindo mais viver sem ela, deu sua linha para a flor segurar. A flor, então soltou a linha para a pipa voar bem alto.Mas a flor, aqui de baixo, percebeu que estava ficando triste. Não, não é que estivesse ficando triste. Estava ficando com raiva . Que injustiça que a pipa pudesse voar tão alto, e ela tivesse de ficar plantada no chão. E teve inveja da pipa.Tinha raiva ao ver a felicidade da pipa, longe dela....Tinha raiva quando via as pipas lá em cima, tagarelando entre si. E a flor, sozinha, deixada de fora.-Se a pipa me amasse de verdade não poderia estar feliz lá em cima longe de mim. Ficaria o tempo todo comigo....E a inveja juntou-se ao ciúme.Inveja é ficar infeliz vendo as coisas bonitas e boas que os outros têm, e nós não.Ciúme é a dor que dá quando a gente imagina a felicidade do outro, sem que a gente esteja com ele.E a flor começou a ficar malvada.Ficava emburrada quando a pipa chegava.Exigia explicação de tudo.E a pipa começou a ter medo de ficar feliz, pois sabia que isto faria a flor sofrer.E a flor foi aos poucos, encurtando a linha.A pipa não mais podia voar.Via, ali do baixinho, de sobre o quintal( esta era toda a distância que a flor lhe permitia voar) as outras pipas, lá de cima...E sua boca foi ficando triste. E percebeu que já não gostava tanto da flor, como no inícioRubens Alves, A pipa e a flor. São Paulo, Loyola, s/d.,3ª edição.

COMPREENSÃO DO TEXTO

1-Responda com base no texto:a) O que a pipa sentiu quando subiu bem alto?______________________________________________________________________b) Para a pipa, o que era bom saber quando estava lá no alto?______________________________________________________________________C) Quem, lá embaixo, esperava a pipa?______________________________________________________________________2) Complete as frases com as palavras do quadro, de acordo com o texto:Ciúme triste inveja raivaa) A flor percebeu que estava ficando.................................................................................b) Ela estava também com...................................................................................................c) E teve.............................................................da pipa.d) E a inveja juntou-se o......................................................................................................3) Complete as duas frases do texto que mostram as razões de a flor ficar com tanta raiva da pipa:a) Tinha raiva................................................................................................................b)Tinha raiva.................................................................................................................4) Copie do texto o que a flor pensava quando a pipa estava longe dela:________________________________________________________________________________________________________________________________________________5) O que o narrador escreveu sobre:a) A inveja...............................................................................................................................b) O ciúme..............................................................................................................................6) Complete as frases com as alternativas que caracterizam a flor e a pipa:a) a flor começou a ficar........................................................................................................( )arrependida ( ) bondosa ( ) malvada7)Por que a pipa não podia mais voar?________________________________________________________________________________________________________________________________________________8) Qual foi o sentimento da pipa em relação à flor, quando via as outras pipas voando lá em cima?________________________________________________________________________________________________________________________________________________9)O que você faria se estivesse no lugar da flor?________________________________________________________________________10)Quem é o autor dessa história?________________________________________________________________________

14 comentários:

  1. gOSTEI MUITO DO TEXTO, TANTO QUE JÁ COPIEI PARA LEVAR PARA MINHA ESCOLA.
    tEM UM SELINHO NO MEU BLOG PRA VC, PASSA LÁ.
    www.espacodeeducar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. otimo texto...copiei para levar para meus alunos fazer essa atividade na escola...

    ResponderExcluir
  3. Muito linda a mensagem desse texto, aliás Ruben Alves é maravilhoso.As atividades são boas,porém poderiam explorar mais a questão da amizade e os sentimentos de cada um.

    ResponderExcluir
  4. O texto está com muitos erros de pontuação ou é impressão minha???

    ResponderExcluir
  5. Sim, muitos erros de pontuação. Cuidado se for copiar para os alunos. Faça umas correções antes

    ResponderExcluir
  6. pessimo terrivel muitos erros que burrise

    ResponderExcluir
  7. esse texto tem em um livro do mauricio de souza

    ResponderExcluir
  8. tudo errado a pontuasao e tipo escrever jhigbbgigjigjbjibjifgjbjfjuggbj

    ResponderExcluir
  9. Quero saber a resposta de uma pergunta, o que era bom saber qndo estava la n alto?

    ResponderExcluir