CODORNINHA DO SERTÃO-POESIA
Nas oficinas realizadas quinzenalmente com os professores são discutidas o plano diário e semanal de como trabalhar o livro DIDÁTICO (coleção ABCD).Os textos didáticos trabalhados no 3° ao 5° ano são do tipo: narrativo, descritivo/informativo, argumentativo/persuasivo, procedimento e poesia. Fica aqui uma sugestão de atividade para o 3° ano.OBS: Antes de iniciar as atividades é necessário fazer um levantamento prévio à respeito do título do poema.
Nas oficinas realizadas quinzenalmente com os professores são discutidas o plano diário e semanal de como trabalhar o livro DIDÁTICO (coleção ABCD).Os textos didáticos trabalhados no 3° ao 5° ano são do tipo: narrativo, descritivo/informativo, argumentativo/persuasivo, procedimento e poesia. Fica aqui uma sugestão de atividade para o 3° ano.OBS: Antes de iniciar as atividades é necessário fazer um levantamento prévio à respeito do título do poema.
LEIA O POEMA DO POETA ALMIR CORREIA E RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 1 A 4:
CODORNINHA DO SERTÃO
BOTA UM OVO NA LUA
BOTA OUTRO NO CHÃO.
BOTA AQUI
BOTA ACOLÁ
BOTA ATÉ EM BAGDÁ.
BOTA NA BOTA DO VAQUEIRO
BOTA BOTA BOTAO DIA INTEIRO.
E ÀS VEZES
DEVIDO AO VENTO
DESBOTA UM LAMENTO.
1) DE ACORDO COM O POEMA, A CODORNINHA DO SERTÃO REPETE MUITAS VEZES UMA DETERMINADA AÇÃO(VERBO).
A) O QUE ELA FAZ CONSTANTEMENTE?________________________________________
B)ELA ESCOLHE UM ÚNICO LOCAL PARA FAZER ESSA AÇÃO?POR QUÊ?_________________________________________
2)NO VERSO"BOTA NA BOTA DO VAQUEIRO".A PALAVRA GRIFADA SIGNIFICA:A( )O VERBO BOTAR COM SENTIDO DE PÔRb( )SE REFERE A UM TIPO DE CALÇADO
3)NO TRECHO"DESBOTA UM LAMENTO"A PALAVRA EM DESTAQUE SE REFERE A QUE SENTIMENTO:( )ALEGRIA ( )ESPANTO ( )MEDO ( )TRISTEZA
4)O TEXTO QUE VOCÊ LEU É:( )INSTRUCIONAL ( )INFORMATIVO ( )POÉTICO
5)CODORNINHA DO SERTÃO,A PALAVRA EM DESTAQUE É:A( )UM RÉPTILB( )UM MAMÍFEROC( )UMA AVED( )UM ROEDOR
6)RETIRE DA POESIA OS PARES DE RIMAS QUE VOCÊ ENCONTRAR:_____________________________________________________________7)7)LEIA A SEQÜÊNCIA DE PALAVRAS OXÍTONAS ABAIXO, CIRCULE A SÍLABA FORTE E ACENTUE-AS, SE NECESSÁRIO:
A) GUARANA, BIJU, SAPE, CAJA.
B) CHUCHU, CAFE, IPE, CAJU.
C)AVO, NINGUEM, AQUI, ATE
.D) URUBU, ABACAXI, ACOLA, CIPO.
8)"BOTA NA BOTA DO VAQUEIRO".A PALAVRA EM DESTAQUE É A PROFISSÃO DE QUEM TRABALHA COM BOIS, VACAS.
DEFINA AS SEGUINTES PROFISSÕES
:CUIDA DOS NOSSOS DENTES:_____________________________
CUIDA DO JARDIM:_______________________________________
FAZ O LANCHE ESCOLAR:_________________________________
DIRIGE AUTOMÓVEIS:____________________________________
FAZ MÓVEIS DE MADEIRA:________________________________
CUIDA DOS NOSSOS CABELOS:____________________________
CONSTRÓI CASAS:______________________________________
FAZ PÃES:_____________________________________________
9)EM CADA GRUPO DE PALAVRAS ABAIXO HÁ UMA ERRADA. DESCUBRA QUAL É E REESCREVA-A:
A) PASSEIO - ASSEIO - MASSA - MISA - PÁSSARO(__________________).
B)MORRO - CAROÇA - BARRO - CORREIO -MARRECO(__________________).
C)CAMPO - TEMPO - TONBO - TEMPESTADE -ESTAMPA(_________________).
D)MOÇO - CARROÇA - CAÇA - SELEÇIONE - TAÇA(_________________).
10)FORME LINDAS FRASES COM AS SEGUINTES PALAVRAS:OVO_____________________________________________________________VENTO___________________________________________________________
LUA_____________________________________________________________
AQUI____________________________________________________________
VAQUEIRO________________________________________________________
FAÇA COM CARINHO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário