ATIVIDADE COMPLEMENTAR PARA 3° ANO
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESATEXTO: EU SOU ISSO?BERNARDO, CORPO PEQUENO COM QUATRO ANOS SÓ, CHEGA EM CASA E FALA, UMA FALA QUE QUASE SÓ A MÃE ENTENDE: A PROFESSORA MANDOU FAZER UMA PESQUISA SOBRE O CORPO HUMANO.A MÃE PERGUNTA SE ELE SABE O QUE É ISSO._____SEEEI, MÃE. É UM BRAÇO, O OUTRO BRAÇO, UMA PERNA, A OUTRA PERNA, UM PÉ, O OURO PÉ..._____UMA CABEÇA, A OUTRA CABEÇA_____O PAI BRINCA._____NÃÃÃÃO, PAI, UMA CABEÇA SÓ.ASSENTADO NO CHÃO, TESOURA DE PONTA REDONDA NA MÃO, REVISTAS COLORIDAS POR PERTO, ELE RECORTA UM PÉ, OUTRO PÉ, UM BRAÇO, OUTRO BRAÇO, E COLA TUDO NO PAPEL.NO OUTRO DIA LEVA TUDO PRA ESCOLA E, QUANDO VOLTA, VAI TOMAR BANHO.A MÃE DIZ:_____OLHA, BÊ, VOCÊ JÁ TOMA BANHO SOZINHO, NÃO TOMA?_____EU TOMO.POIS É, ENTÃO VOCÊ VAI TOMAR. E VAI ME FALANDO QUANDO LAVAR A MÃO, AS COSTAS, A BARRIGA, TÁ LEGAL? VOU FICAR AQUI POR PERTO, TE OUVINDO E FAZENDO AS MINHAS COISAS, TÁ?_____TÁ.ELE ENTRA NA BANHEIRA E COMEÇA._____Ô MÃE, TOU LEVANDO UM BRAÇO, O OUTRO BRAÇO, UMA PERNA, A OURA PERNA, UM PÉ O OUTRO PÉ...MÃE!!!A MÃE CORRE, O GRITO FOI ALTO DEMAIS. MAS FALA MENOS QUE O OLHAR DELE, DESCOBRINDO E INTERROGANDO:_____MÃE, EU SOU CORPO HUMANO?(VIANA, VIVIANA DE ASSIS. EU SOU ISSO?BELO HORIZONTE, LÊ, 1985.)1) COMPREENDENDO O TEXO:A) HÁ PERSONAGEM NESTE TEXTO? QUEM?_____________________________________________________________________________B)A AUTORA TEVE UM OBJETIVO AO ESCREVER ESTE TEXTO. QUAL FOI?______________________________________________________________________________C) QUAL O ASSUNTO DA CONVERSA DO BERNARDO COM OS PAIS?______________________________________________________________________________D) POR QUE ELE ESTAVA CONVERSANDO COM OS PAIS SOBRE AS PARTES DO CORPO HUMANO?______________________________________________________________________________E) O QUE A MÃE DO BERNARDO PEDIU QUE ELE FIZESSE?______________________________________________________________________________f)E O QUE BERNARDO DESCOBRIU?______________________________________________________________________________G) O QUE SIGNIFICA O TÍTULO DO TEXTO?______________________________________________________________________________H) POR QUE O MENINO AO FAZER SUA TAREFA USOU UMA TESOURA SEM PONTA?______________________________________________________________________________2) AGORA A PROFESSORA VAI LISTAR TODAS AS PARTES DO CORPO HUMANO NA LOUSA.A) ORGANIZE A LISTA QU A PROFESSORA FEZ EM ORDEM ALFABÉTICA: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________B) ORGANIZE AS PALAVRAS DA LISTA DENTRO DO QUADRO ABAIXO:PARTE DA CABEÇA PARTES DO TRONCO PARTES DOS MEMBROS (BRAÇOS E PERNAS):3) MARQUE UM X NAS PALAVRAS QUE NÃO FAZEM PARTE DO MESMO GRUPO:( ) QUADRO ( )JOELHO ( ) FACA( ) LÍNGUA ( ) BOCA ( ) MACACO( ) MÃO ( ) CABEÇA ( )ESTOJO4) USE AS PALAVRAS PARA FORMAR FRASES, COMO NO EXEMPLO:VÍRGULAS (,) SEPARAM LISTAS DE DUAS OU MAIS PALAVRAS. EXEMPLO:AVIÃO, CARRO, BICICLETA E JIPE SÃO MEIOS DE TRANSPORTES.A) JOELHO COXA PÉ PERNA CALCANHAR._________________________________________________________________________________B)OLHOS OUVIDOS BOCA NARIZ._________________________________________________________________________________C)LÁPIS BORRACHA CANETA CADERNO._________________________________________________________________________________5)RETIRE DO TEXTO :A) UMA FRASE INTERROGATIVA_______________________________________________________________________________________B) UMA FRASE EXCLAMATIVA________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESATEXTO: EU SOU ISSO?BERNARDO, CORPO PEQUENO COM QUATRO ANOS SÓ, CHEGA EM CASA E FALA, UMA FALA QUE QUASE SÓ A MÃE ENTENDE: A PROFESSORA MANDOU FAZER UMA PESQUISA SOBRE O CORPO HUMANO.A MÃE PERGUNTA SE ELE SABE O QUE É ISSO._____SEEEI, MÃE. É UM BRAÇO, O OUTRO BRAÇO, UMA PERNA, A OUTRA PERNA, UM PÉ, O OURO PÉ..._____UMA CABEÇA, A OUTRA CABEÇA_____O PAI BRINCA._____NÃÃÃÃO, PAI, UMA CABEÇA SÓ.ASSENTADO NO CHÃO, TESOURA DE PONTA REDONDA NA MÃO, REVISTAS COLORIDAS POR PERTO, ELE RECORTA UM PÉ, OUTRO PÉ, UM BRAÇO, OUTRO BRAÇO, E COLA TUDO NO PAPEL.NO OUTRO DIA LEVA TUDO PRA ESCOLA E, QUANDO VOLTA, VAI TOMAR BANHO.A MÃE DIZ:_____OLHA, BÊ, VOCÊ JÁ TOMA BANHO SOZINHO, NÃO TOMA?_____EU TOMO.POIS É, ENTÃO VOCÊ VAI TOMAR. E VAI ME FALANDO QUANDO LAVAR A MÃO, AS COSTAS, A BARRIGA, TÁ LEGAL? VOU FICAR AQUI POR PERTO, TE OUVINDO E FAZENDO AS MINHAS COISAS, TÁ?_____TÁ.ELE ENTRA NA BANHEIRA E COMEÇA._____Ô MÃE, TOU LEVANDO UM BRAÇO, O OUTRO BRAÇO, UMA PERNA, A OURA PERNA, UM PÉ O OUTRO PÉ...MÃE!!!A MÃE CORRE, O GRITO FOI ALTO DEMAIS. MAS FALA MENOS QUE O OLHAR DELE, DESCOBRINDO E INTERROGANDO:_____MÃE, EU SOU CORPO HUMANO?(VIANA, VIVIANA DE ASSIS. EU SOU ISSO?BELO HORIZONTE, LÊ, 1985.)1) COMPREENDENDO O TEXO:A) HÁ PERSONAGEM NESTE TEXTO? QUEM?_____________________________________________________________________________B)A AUTORA TEVE UM OBJETIVO AO ESCREVER ESTE TEXTO. QUAL FOI?______________________________________________________________________________C) QUAL O ASSUNTO DA CONVERSA DO BERNARDO COM OS PAIS?______________________________________________________________________________D) POR QUE ELE ESTAVA CONVERSANDO COM OS PAIS SOBRE AS PARTES DO CORPO HUMANO?______________________________________________________________________________E) O QUE A MÃE DO BERNARDO PEDIU QUE ELE FIZESSE?______________________________________________________________________________f)E O QUE BERNARDO DESCOBRIU?______________________________________________________________________________G) O QUE SIGNIFICA O TÍTULO DO TEXTO?______________________________________________________________________________H) POR QUE O MENINO AO FAZER SUA TAREFA USOU UMA TESOURA SEM PONTA?______________________________________________________________________________2) AGORA A PROFESSORA VAI LISTAR TODAS AS PARTES DO CORPO HUMANO NA LOUSA.A) ORGANIZE A LISTA QU A PROFESSORA FEZ EM ORDEM ALFABÉTICA: ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________B) ORGANIZE AS PALAVRAS DA LISTA DENTRO DO QUADRO ABAIXO:PARTE DA CABEÇA PARTES DO TRONCO PARTES DOS MEMBROS (BRAÇOS E PERNAS):3) MARQUE UM X NAS PALAVRAS QUE NÃO FAZEM PARTE DO MESMO GRUPO:( ) QUADRO ( )JOELHO ( ) FACA( ) LÍNGUA ( ) BOCA ( ) MACACO( ) MÃO ( ) CABEÇA ( )ESTOJO4) USE AS PALAVRAS PARA FORMAR FRASES, COMO NO EXEMPLO:VÍRGULAS (,) SEPARAM LISTAS DE DUAS OU MAIS PALAVRAS. EXEMPLO:AVIÃO, CARRO, BICICLETA E JIPE SÃO MEIOS DE TRANSPORTES.A) JOELHO COXA PÉ PERNA CALCANHAR._________________________________________________________________________________B)OLHOS OUVIDOS BOCA NARIZ._________________________________________________________________________________C)LÁPIS BORRACHA CANETA CADERNO._________________________________________________________________________________5)RETIRE DO TEXTO :A) UMA FRASE INTERROGATIVA_______________________________________________________________________________________B) UMA FRASE EXCLAMATIVA________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário