ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA
TEXTO: EU SOU ISSO?
BERNARDO, CORPO PEQUENO COM QUATRO ANOS SÓ, CHEGA EM CASA E FALA, UMA FALA QUE QUASE SÓ A MÃE ENTENDE: A PROFESSORA MANDOU FAZER UMA PESQUISA SOBRE O CORPO HUMANO.
A MÃE PERGUNTA SE ELE SABE O QUE É ISSO.
_____SEEEI, MÃE. É UM BRAÇO, O OUTRO BRAÇO, UMA PERNA, A OUTRA PERNA, UM PÉ, O OURO PÉ...
_____UMA CABEÇA, A OUTRA CABEÇA_____O PAI BRINCA.
_____NÃÃÃÃO, PAI, UMA CABEÇA SÓ.
ASSENTADO NO CHÃO, TESOURA DE PONTA REDONDA NA MÃO, REVISTAS COLORIDAS POR PERTO, ELE RECORTA UM PÉ, OUTRO PÉ, UM BRAÇO, OUTRO BRAÇO, E COLA TUDO NO PAPEL.
NO OUTRO DIA LEVA TUDO PRA ESCOLA E, QUANDO VOLTA, VAI TOMAR BANHO.
A MÃE DIZ:
_____OLHA, BÊ, VOCÊ JÁ TOMA BANHO SOZINHO, NÃO TOMA?
_____EU TOMO.
POIS É, ENTÃO VOCÊ VAI TOMAR. E VAI ME FALANDO QUANDO LAVAR A MÃO, AS COSTAS, A BARRIGA, TÁ LEGAL? VOU FICAR AQUI POR PERTO, TE OUVINDO E FAZENDO AS MINHAS COISAS, TÁ?
_____TÁ.
ELE ENTRA NA BANHEIRA E COMEÇA.
_____Ô MÃE, TOU LEVANDO UM BRAÇO, O OUTRO BRAÇO, UMA PERNA, A OURA PERNA, UM PÉ O OUTRO PÉ...MÃE!!!
A MÃE CORRE, O GRITO FOI ALTO DEMAIS. MAS FALA MENOS QUE O OLHAR DELE, DESCOBRINDO E INTERROGANDO:
_____MÃE, EU SOU CORPO HUMANO?
(VIANA, VIVIANA DE ASSIS. EU SOU ISSO?BELO HORIZONTE, LÊ, 1985.)
1) COMPREENDENDO O TEXO:
A) HÁ PERSONAGEM NESTE TEXTO? QUEM?
_____________________________________________________________________________
B)A AUTORA TEVE UM OBJETIVO AO ESCREVER ESTE TEXTO. QUAL FOI?
______________________________________________________________________________
C) QUAL O ASSUNTO DA CONVERSA DO BERNARDO COM OS PAIS?
______________________________________________________________________________
D) POR QUE ELE ESTAVA CONVERSANDO COM OS PAIS SOBRE AS PARTES DO CORPO HUMANO?
______________________________________________________________________________
E) O QUE A MÃE DO BERNARDO PEDIU QUE ELE FIZESSE?
______________________________________________________________________________
f)E O QUE BERNARDO DESCOBRIU?
______________________________________________________________________________
G) O QUE SIGNIFICA O TÍTULO DO TEXTO?
______________________________________________________________________________
H) POR QUE O MENINO AO FAZER SUA TAREFA USOU UMA TESOURA SEM PONTA?
______________________________________________________________________________
2) AGORA A PROFESSORA VAI LISTAR TODAS AS PARTES DO CORPO HUMANO NA LOUSA.
A) ORGANIZE A LISTA QU A PROFESSORA FEZ EM ORDEM ALFABÉTICA:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) ORGANIZE AS PALAVRAS DA LISTA DENTRO DO QUADRO ABAIXO:
PARTE DA CABEÇA
PARTES DO TRONCO
PARTES DOS MEMBROS (BRAÇOS E PERNAS)
3) MARQUE UM X NAS PALAVRAS QUE NÃO FAZEM PARTE DO MESMO GRUPO:
( ) QUADRO ( )JOELHO ( ) FACA
( ) LÍNGUA ( ) BOCA ( ) MACACO
( ) MÃO ( ) CABEÇA ( )ESTOJO
4) USE AS PALAVRAS PARA FORMAR FRASES, COMO NO EXEMPLO:
VÍRGULAS (,) SEPARAM LISTAS DE DUAS OU MAIS PALAVRAS.
EXEMPLO:AVIÃO, CARRO, BICICLETA E JIPE SÃO MEIOS DE TRANSPORTES.
A) JOELHO COXA PÉ PERNA CALCANHAR.
_________________________________________________________________________________
B)OLHOS OUVIDOS BOCA NARIZ.
_________________________________________________________________________________
C)LÁPIS BORRACHA CANETA CADERNO.
_________________________________________________________________________________
5)RETIRE DO TEXTO :
A) UMA FRASE INTERROGATIVA
_______________________________________________________________________________________
B) UMA FRASE EXCLAMATIVA
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) COLOQUE NOME EM CADA PARTE:TRONCO, MEMBRO E CABEÇA.
sábado, 28 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá !
ResponderExcluirEstou passando para te desjar um ótimo dia ... repleto de alegrias !
Beijos no ♥
Espero a tua visitinha, ok \o/
Oi, estou passando para lhe dzer que dedique um selinho ra você. Passa lá pra pegar.
ResponderExcluirselinho "esse blog é um encanto"
www.espcodeeducar.blogspot.com
Parabéns pelas atividades, muito bem planejadas!
ResponderExcluirBeijos!
Muito criativo e bom seus textos, usei alguns. Parabéns e mto obrigada. Abraços...
ResponderExcluirOla tudo bem.Gostei do seu blog vou seguir e convido-lhe a visitar o meu Detalhes da vida/Details of the life que esta na pagina http://pensandoerefletindo em detalhes da vida.blogspot.com. Se gostar ficarei feliz te-la como seguidora. Um abraco.
ResponderExcluir