2009
LEITURA E INTERPRETAÇÃO
Atividade complementar / Língua Portuguesa3º ano (2ª série) – 1º bimestre1. Você conhece o personagem Pequeno Polegar? Se não conhece, comovocê imagina que ele é?O conto que você vai ler é da tradição japonesa e conta a história de ummenino muito parecido com o do conto do Pequeno Polegar. Seu nome éPequetito.Pensando nisso, por que você acha que ele tem esse nome?Qual será a principal semelhança entre esses contos? Troque idéias com seuscolegas e depois leia o conto.PequetitoEra uma vez um casal que só depois de muito esperar e pedir aosdeuses conseguiu ter um filho. O menino nasceu com saúde e era bem bonito,mas nunca cresceu, e por isso recebeu o nome de Pequetito.Quando chegou a hora de mandá-lo conhecer o mundo, seus pais lhederam uma agulha para servir de espada, uma cuia de comer arroz para serseu barco e um par de palitos para fazer as vezes de remos.Assim equipado, Pequetito partiu, navegando até a capital, Quioto, ondefoi ter ao casarão de uma família que se encantou com ele e o convidou paramorar ali.Um dia Pequetito viajou com a filha de seus anfitriões, uma linda jovemque gostava muito dele. No caminho um ogro os atacou, dizendo que queriaraptar a moça. “Primeiro vai ter que lutar comigo!”, o corajoso rapaz exclamou,brandindo a agulha.O ogro riu, agarrou-o e sem perda de tempo o engoliu.Lá no estômago do ogro, Pequetito o espetou tanto com sua agulha queo malvado papão o cuspiu fora. Assim que se viu livre., o moço lhe furou osolhos com a agulha. O ogro gritou de dor e correu, deixando cair um pequenoobjeto de metal. “É um martelo mágico que realiza desejos”, a jovem explicou.“Então me dê uma martelada, para ver se me faz crescer”, o rapaz falou. A filha2de seus anfitriões lhe martelou a cabeça com toda a força…e Pequetito setransformou num samurai alto e garboso, com quem ela logo se casou.PHILIP, N. Volta ao mundo em 52 histórias. São Paulo: Companhia das Letrinhas, p. 24.Responda:1. Por que o menino recebeu o nome de Pequetito?2. Quais são os presentes que seus pais deram a Pequetito quando ele saiu decasa?3. Quando Pequetito decide ir para Quioto, ele fica hospedado “no casarão deuma família que se encantou com ele”. Nesse trecho, se encantar tem omesmo sentido de:( ) Ficar enfeitiçada por magia.( ) Achar lindo, gostar muito.( ) Cantar junto com ele.4. Qual é o principal conflito dessa história?5. Quais são os outros conflitos dessa história?( ) Pequetito ser muito pequeno.( ) Pequetito ir para uma casa em que todos ficam encantados com ele.( ) Pequetito se apaixonar pela filha dos seus anfitriões.( ) A filha dos anfitriões dar uma martelada na cabeça dele.6. Como Pequetito conseguiu derrotar o ogro?7. Qual é o elemento mágico que muda a vida de Pequetito?38. Releia:“…e Pequetito se transformou num samurai alto e garboso…”Desenhe como Pequetito ficou depois de ocorrer a sua transformação.TEXTO RETIRADO DO LIVRO DA EDITORA -MODERNA
ATIVIDADE PARA 3° ANO
TEXTO: PASSARINHO NO SAPÉTIPO DE TEXTO: POEMA ___________ GÊNERO: POESIA/DESCRIÇÃOPASSARINHO NO SAPÉO P TEM PAPOO P TEM PÉ. É O P QUE PIA?(PIU!)QUEM É ?O P NÃO PIA.O P NÃO É. O P SÓ TEM PAPO E PÉ.SERÁ O SAPO?O SAPO NÃO É.(PIU!)É O PASSARINHO QUE FEZ SEU NINHO NO SAPÉ.PIO COM PAPOPIO COM PÉPIU – PIU – PIU:PASSARINHOPASSARINHO NO SAPÉ.(Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles. Civilização Brasileira.)COMPREENDENDO O TEXTO1) QUE TIPO DE TEXTO É “PASSARINHO NO SAPÉ”?( ) POEMA ( ) BRINCADEIRA ( ) INSTRUÇÕES2) OS POETAS BRINCAM COM AS PALAVRAS. QUE BRINCADEIRA A AUTORA FEZ NESSE POEMA?__________________________________________3)POR QUE A AUTORA ESCOLHEU A LETRA P, E NÃO A LETRA B OU A LETRA S PARA FAZER O SEU POEMA? ______________________________________________________________________4) O POEMA FALA SOBRE QUAL ANIMAL?______________________________________________________________________5) DE ACORDO COM O TEXTO, QUEM PIA?( ) O P. ( ) O SAPO. ( ) O PASSARINHO.6) MARQUE X NOS QUE TEM PAPO E PÉ, DE ACORDO COM O POEMA:( ) PASSARINHO ( ) P ( ) SAPO7)MARQUE X NOS QUE TEM PAPO E PÉ, MAS NÃO PIAM:( ) O PASSARINHO ( ) O P ( ) O SAPO8)DEU PARA ENTENDER A BRINCADEIRA? ENTÃO RESPONDA:A) ESSE TEXTO É SOBRE:( ) ANIMAIS ( ) PASSARINHO ( ) SAPÉ ( ) O SOM DA LETRA PB) SE VOCÊ FIZER UMA POESIA SOBRE O SAPO, COM QUE LETRA VOCÊ VAI BRINCAR?________________________________________________________________________C)POR QUE VOCÊ IRIA ESCOLHER ESSA LETRA PARA BRINCAR?________________________________________________________________________RECORDANDO1) PARA QUE TIPO DE PÚBLICO FOI ESCRITO ESSE TEXTO?________________________________________________________________________2)O TEXTO É UM POEMA. ENTÃO QUANTAS PARTES( ESTROFES) POSSUI ESSE TEXTO?__________________________________________________________________________3) QUAL O NOME DA AUTORA DO POEMA?__________________________________________________________________________DE OLHO NA LINGUAGEM1) COPIE AS PALAVRAS DO TEXTO QUE RIMAM COM:É__________________________________________SAPO______________________________________NINHO_____________________________________2)ESCREVA 4 PALAVRAS QUE TENHAM A LETRA P NA SEGUNDA SÍLABA. EX:SAPÉ, SAPO._______________________ _____________________________________________ ______________________3) ESCREVA 6 PALAVRAS QUE COMEÇAM COM P E TEMINAM COM -INHO._______________________ ___________________ _________________________________________ ____________________ __________________4)VOCÊ SABE O SIGNIFICADO DA PALAVRA SAPÉ? SE NÃO SOUBER, CONSULTE UM DICIONARIO:__________________________________________________________________________5)DIGA A DIFERENÇA ENTRE:A) UM PÁSSARO E UM SAPO.__________________________________________________________________________B) UM NINHO DE PASSARINHO E UM NINHO DE COBRA.__________________________________________________________________________6) USE A PALAVRA MAS PARA UNIR AS FRASES.EX: O PÁSSARO CANTA. O SAPO COACHA. O PÁSSARO CANTA ,MAS O SAPO COACHA.A) O PASSARINHO FAZ PIU-PIU.O CACHORRO FAZ AU-AU-AU.___________________________________________________________________________B)O GATO MIA. O CÃO LATE.___________________________________________________________________________C) O PÁSSARO VOA. O PEIXE NADA.___________________________________________________________________________7) AUMENTE A FRASE, RESPONDENDO À PERGUNTA.A) O PASSARINHO PIA. ONDE?_______________________________________________B) O PASSARINHO PIA. COMO?_______________________________________________C) O PASSARINHO VOA. QUANDO?____________________________________________
LEITURA E INTERPRETAÇÃO
Atividade complementar / Língua Portuguesa3º ano (2ª série) – 1º bimestre1. Você conhece o personagem Pequeno Polegar? Se não conhece, comovocê imagina que ele é?O conto que você vai ler é da tradição japonesa e conta a história de ummenino muito parecido com o do conto do Pequeno Polegar. Seu nome éPequetito.Pensando nisso, por que você acha que ele tem esse nome?Qual será a principal semelhança entre esses contos? Troque idéias com seuscolegas e depois leia o conto.PequetitoEra uma vez um casal que só depois de muito esperar e pedir aosdeuses conseguiu ter um filho. O menino nasceu com saúde e era bem bonito,mas nunca cresceu, e por isso recebeu o nome de Pequetito.Quando chegou a hora de mandá-lo conhecer o mundo, seus pais lhederam uma agulha para servir de espada, uma cuia de comer arroz para serseu barco e um par de palitos para fazer as vezes de remos.Assim equipado, Pequetito partiu, navegando até a capital, Quioto, ondefoi ter ao casarão de uma família que se encantou com ele e o convidou paramorar ali.Um dia Pequetito viajou com a filha de seus anfitriões, uma linda jovemque gostava muito dele. No caminho um ogro os atacou, dizendo que queriaraptar a moça. “Primeiro vai ter que lutar comigo!”, o corajoso rapaz exclamou,brandindo a agulha.O ogro riu, agarrou-o e sem perda de tempo o engoliu.Lá no estômago do ogro, Pequetito o espetou tanto com sua agulha queo malvado papão o cuspiu fora. Assim que se viu livre., o moço lhe furou osolhos com a agulha. O ogro gritou de dor e correu, deixando cair um pequenoobjeto de metal. “É um martelo mágico que realiza desejos”, a jovem explicou.“Então me dê uma martelada, para ver se me faz crescer”, o rapaz falou. A filha2de seus anfitriões lhe martelou a cabeça com toda a força…e Pequetito setransformou num samurai alto e garboso, com quem ela logo se casou.PHILIP, N. Volta ao mundo em 52 histórias. São Paulo: Companhia das Letrinhas, p. 24.Responda:1. Por que o menino recebeu o nome de Pequetito?2. Quais são os presentes que seus pais deram a Pequetito quando ele saiu decasa?3. Quando Pequetito decide ir para Quioto, ele fica hospedado “no casarão deuma família que se encantou com ele”. Nesse trecho, se encantar tem omesmo sentido de:( ) Ficar enfeitiçada por magia.( ) Achar lindo, gostar muito.( ) Cantar junto com ele.4. Qual é o principal conflito dessa história?5. Quais são os outros conflitos dessa história?( ) Pequetito ser muito pequeno.( ) Pequetito ir para uma casa em que todos ficam encantados com ele.( ) Pequetito se apaixonar pela filha dos seus anfitriões.( ) A filha dos anfitriões dar uma martelada na cabeça dele.6. Como Pequetito conseguiu derrotar o ogro?7. Qual é o elemento mágico que muda a vida de Pequetito?38. Releia:“…e Pequetito se transformou num samurai alto e garboso…”Desenhe como Pequetito ficou depois de ocorrer a sua transformação.TEXTO RETIRADO DO LIVRO DA EDITORA -MODERNA
ATIVIDADE PARA 3° ANO
TEXTO: PASSARINHO NO SAPÉTIPO DE TEXTO: POEMA ___________ GÊNERO: POESIA/DESCRIÇÃOPASSARINHO NO SAPÉO P TEM PAPOO P TEM PÉ. É O P QUE PIA?(PIU!)QUEM É ?O P NÃO PIA.O P NÃO É. O P SÓ TEM PAPO E PÉ.SERÁ O SAPO?O SAPO NÃO É.(PIU!)É O PASSARINHO QUE FEZ SEU NINHO NO SAPÉ.PIO COM PAPOPIO COM PÉPIU – PIU – PIU:PASSARINHOPASSARINHO NO SAPÉ.(Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles. Civilização Brasileira.)COMPREENDENDO O TEXTO1) QUE TIPO DE TEXTO É “PASSARINHO NO SAPÉ”?( ) POEMA ( ) BRINCADEIRA ( ) INSTRUÇÕES2) OS POETAS BRINCAM COM AS PALAVRAS. QUE BRINCADEIRA A AUTORA FEZ NESSE POEMA?__________________________________________3)POR QUE A AUTORA ESCOLHEU A LETRA P, E NÃO A LETRA B OU A LETRA S PARA FAZER O SEU POEMA? ______________________________________________________________________4) O POEMA FALA SOBRE QUAL ANIMAL?______________________________________________________________________5) DE ACORDO COM O TEXTO, QUEM PIA?( ) O P. ( ) O SAPO. ( ) O PASSARINHO.6) MARQUE X NOS QUE TEM PAPO E PÉ, DE ACORDO COM O POEMA:( ) PASSARINHO ( ) P ( ) SAPO7)MARQUE X NOS QUE TEM PAPO E PÉ, MAS NÃO PIAM:( ) O PASSARINHO ( ) O P ( ) O SAPO8)DEU PARA ENTENDER A BRINCADEIRA? ENTÃO RESPONDA:A) ESSE TEXTO É SOBRE:( ) ANIMAIS ( ) PASSARINHO ( ) SAPÉ ( ) O SOM DA LETRA PB) SE VOCÊ FIZER UMA POESIA SOBRE O SAPO, COM QUE LETRA VOCÊ VAI BRINCAR?________________________________________________________________________C)POR QUE VOCÊ IRIA ESCOLHER ESSA LETRA PARA BRINCAR?________________________________________________________________________RECORDANDO1) PARA QUE TIPO DE PÚBLICO FOI ESCRITO ESSE TEXTO?________________________________________________________________________2)O TEXTO É UM POEMA. ENTÃO QUANTAS PARTES( ESTROFES) POSSUI ESSE TEXTO?__________________________________________________________________________3) QUAL O NOME DA AUTORA DO POEMA?__________________________________________________________________________DE OLHO NA LINGUAGEM1) COPIE AS PALAVRAS DO TEXTO QUE RIMAM COM:É__________________________________________SAPO______________________________________NINHO_____________________________________2)ESCREVA 4 PALAVRAS QUE TENHAM A LETRA P NA SEGUNDA SÍLABA. EX:SAPÉ, SAPO._______________________ _____________________________________________ ______________________3) ESCREVA 6 PALAVRAS QUE COMEÇAM COM P E TEMINAM COM -INHO._______________________ ___________________ _________________________________________ ____________________ __________________4)VOCÊ SABE O SIGNIFICADO DA PALAVRA SAPÉ? SE NÃO SOUBER, CONSULTE UM DICIONARIO:__________________________________________________________________________5)DIGA A DIFERENÇA ENTRE:A) UM PÁSSARO E UM SAPO.__________________________________________________________________________B) UM NINHO DE PASSARINHO E UM NINHO DE COBRA.__________________________________________________________________________6) USE A PALAVRA MAS PARA UNIR AS FRASES.EX: O PÁSSARO CANTA. O SAPO COACHA. O PÁSSARO CANTA ,MAS O SAPO COACHA.A) O PASSARINHO FAZ PIU-PIU.O CACHORRO FAZ AU-AU-AU.___________________________________________________________________________B)O GATO MIA. O CÃO LATE.___________________________________________________________________________C) O PÁSSARO VOA. O PEIXE NADA.___________________________________________________________________________7) AUMENTE A FRASE, RESPONDENDO À PERGUNTA.A) O PASSARINHO PIA. ONDE?_______________________________________________B) O PASSARINHO PIA. COMO?_______________________________________________C) O PASSARINHO VOA. QUANDO?____________________________________________
Bom dia prof. Márcia,
ResponderExcluirAdorei seu blog. DEUS te abençoe. Muito obrigada pelos´textos, eles são ótimos. Abraços, Liamara.
Boa noite professora Márcia,
ResponderExcluirAmei suas sugestões de atividades>
Obrigada,luzia
COLÉGIO ESTADUAL ERNESTO BARROS
ResponderExcluirCOLINAS DO TOCANTINS, 05/12/2010
QUERIDA MARCIA, AMEI SEU BLOG E ME AJUDA MUITO , ESPERO QUE VC CONTINUE COM ESTE TRABALHO MARAVILHOSO... BJOS!!
LUCILEIDE ALVES DE BRITO CARNEIRO
Por favor, gostaria de ter acesso as respostas da interpretação do texto: Meu Diário.
ResponderExcluirOLA...MÁRCIA!
ResponderExcluirADOREI OS TEXTOS, AS INTERPRETAÇÕES SÃO MUITAS CRIATIVAS. PARABÉNS. BJ
ANA PULKERIA DOS SANTOS
DIAMANTINO - M.T.