A aposta
Amélia é uma velhinha muito ativa e trabalhadeira. Um dia ela entrou no ônibus carregandouma cesta. O cobrador ouviu um barulho e perguntou-lhe:— A senhora está levando uma galinha na cesta?Amélia pensou, pensou e respondeu:— Hum... Galinha? Não... Não há galinha nenhuma na cesta.O cobrador insistiu tanto que Amélia resolveu fazer uma aposta:— Senhor cobrador, se for galinha, eu desço agora do ônibus... Se não for, eu viajo de graça.— Muito bem! – disse o cobrador confiante. – Concordo!Amélia, então, levantou a tampa da cesta e um galo de crista bem vermelhinha cantousatisfeito:— Cocorocó!...— Viu só? Eu não disse que não era galinha?!O cobrador riu e deixou a velhinha viajar de graça.Luciana M. M. Passos. Adaptação de conto popular
.Responda:
a) Qual o nome do personagem principal?____________________________________________________________________b) Qual a profissão do outro personagem?____________________________________________________________________c) Quantos parágrafos têm esse texto?___________________________________________________________________d) Onde se passa a história?___________________________________________________________________e) Escreva a sua opinião sobre Amélia, sobre o cobrador e sobre a situação vivida por eles na história.f) Você acha que é permitido carregar animais em veículo de transporte público? Por quê?___________________________________________________________________g) Você já presenciou uma situação como a da história dentro de um ônibus? Se a resposta for positiva, descreva como aconteceu!2. Reescreva a frases e substitua as palavras em destaque por sinônimos tirados do texto:a) A velhinha é esperta.___________________________________________________________________b) O cobrador teimou.___________________________________________________________________c) — Muito bem! – disse o cobrador seguro.3. Escreva o antônimo das palavras abaixo:a) barulho:__________________________________b) desço ____________________________________c) satisfeito __________________________________d) concordo __________________________________4. Escreva as frases no plural:a) A criança brinca com seu brinquedo de plástico.____________________________________________________________________b) O menino quebrou a vidraça azul de seu Joaquim.c)A molecada joga bola na quadra do colégio.___________________________________________________________________5) Faça a concordância necessária:Eu gosto de passear.Ele____________________________Nós___________________________Eles___________________________6)Diga se as palavras abaixo são: proparoxítonas, paroxítonas ou oxítonas;Amélia__________________________Ônibus__________________________Cocoricó_________________________Galinha__________________________Cobrador_________________________7)Das frases abaixo classifique o sujeito:a) O cobrador ouviu um barulho._________________________________________________________b)Amélia fez uma aposta._________________________________________________________c)Um galo de crista bem vermelhinha cantou.8)Escreva uma frase com as seguintes palavras:Circo- palhaço- espetáculo- pessoas-__________________________________________________________________________________________________________________________________________9)Observe a seguinte frase:”Um dia ela entrou no ônibus carregando uma cesta”. O pronome Ela se refere :( ) a cesta ( ) a velhinha10)Ditado.________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________SUCESSO!!!!!!!!
nao gostei
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirmuita gramática para 4 ano e pouco texto(leitura)
ResponderExcluirGostei o texto é simples e quanto à gramática discordo do colega que fez este comentário.Em todos os concursos públicos a gramática e a interpretação são cobradas.É necessário que desde pequenos aprendam.Adorei o texto!!
ResponderExcluirGOSTEI DO TEXTO E DAS ATIVIDADES! E ACREDITO QUE ESTÁ PERFEITO PARA A IDADE. SE NÓS PROFESSORES NÃO QUALIFICARMOS O ENSINO DE NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS, QUEM O FARÁ?
ResponderExcluirAPROVEITEI O TEXTO E AS QUESTOES DE INTERPRETAÇÃO PARA APLICAR EM UMA PROVA COM MEuS ALUNOS, OK?
Concordo com a colega acima. Também aproveitei o texto e usei em uma avaliação. Temos que ter conciência do que estamos ensinando para os nossos alunos.
ExcluirÉ... eu também gostei! E estou usando em uma prova também... Obg!
ResponderExcluirEU TAMBEM GOSTEI MUITO, É DIFICIL DE ACHAR UM TEXTO PEQUENO, VOU USAR EM UMA PROVA TAMBÉM...OBG
ResponderExcluirGOSTEI DO TEXTO PEQUENO E BOM PARA APLICAR COMO PROVA DIAGNÓSTICA!
ResponderExcluirgostei muito, será que daria para ter a resposta para conferencia obrigado
ResponderExcluirGostei, pois consegui entender melhor a interpretação do texto.
ResponderExcluirGOSTEI MUITO,VOU USAR EM UMA ATIVIDADE,O TEXTO É PEQUENO E AS QUESTÃO EXPLORA MUITO O TEXTO.MUITO BOM!
ResponderExcluirGabarito!Por favor!
ResponderExcluirQuantos parágrafos tem esse texto?
ResponderExcluir