sábado, 28 de março de 2009

ATIVIDADE COMPLEMENTAR 4° ANO






Texto Narrativo


Leia:Monteiro Lobato estava sempre criando novas histórias. A turma do Sítiodo Pica-pau Amarelo viveu muitas aventuras com personagens famosos, taiscomo: Pequeno Polegar, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Popeye,Gato Félix, Dom Quixote e muitos outros.Leia um trecho de uma dessas aventuras em que Pedrinho, Emília e oVisconde vão pra a Grécia Antiga, viver uma grande aventura com Hércules,um grande herói grego.Para isso, utilizam o pó de pirlimpimpim. Troque idéias com seus colegas sobre o que esse pó faz.


Preparativos.


Pedrinho explicou ao Visconde os seus planos da nova viagem pelos tempos heróicos da Grécia Antiga.




“Vamos nós três, eu, você e a Emília.”(…)


— Que quantidade de pó quer? — indagou o Visconde.— Um canudo bem cheio.O pó de pirlimpimpim era conduzido num canudinho de taquara-do-reino,bem atado à sua cintura. Ele tomava todas as precauções para não perder oprecioso canudo, pois do contrário não poderia voltar nunca mais. Mas comoem aventuras arrojadas a gente tem de contar com tudo, o Visconde sugeriuuma idéia ditada pela prudência.— O melhor é levarmos três canudos, um com você, outro comigo eoutro com a Emília. Desse modo ficaremos três vezes mais garantidos.(…)2No terceiro dia pela manhã já tudo estava pronto para a partida.Pedrinho deu uma pitada de pó a cada um e contou: Um… dois e … TRÊS! Navoz de Três, todos levaram ao nariz as pitadinhas e aspiraram-nas a um tempo.Sobreveio o fiun e pronto.Instantes depois Pedrinho, o Visconde e Emília acordavam na GréciaHeróica, nas proximidades da Neméia. Era para onde haviam calculado o pó,pois a primeira façanha de Hércules ia ser a luta do herói contra o leão da luaque havia caído lá.O pó de pirlimpimpim causava uma total perda dos sentidos, e depois dodesmaio vinha uma tontura da qual os viajantes saíam lentamente. Quemprimeiro falou foi Emília:— Estou começando a ver a Grécia, mas tudo muito atrapalhadoainda… Parece que descemos num pomar…(…)LOBATO, M. Os Doze Trabalhos de Hércules. São Paulo: Brasiliense, 19ª edição, 1995.


Responda:


1. Localize no texto:a) O nome das personagens que aparecem na história.b) O local onde essas personagens estavam e o local para onde elas foram.c) Como as personagens conseguiram chegar lá.d) Quem elas iriam encontrar lá.


2. Quem era o principal responsável pelo pó?


3. O que aconteceria se eles perdessem o pó?


4. O que as personagens fazem para evitar perder o pó?5. Explique o sentido do trecho:“Mas como em aventuras arrojadas a gente tem de contar com tudo, oVisconde sugeriu uma idéia ditada pela prudência.”


6. Quando uma pessoa aspirava o pó, o que sentia?


7. Qual seria a primeira aventura de Hércules que as personagens iriampresenciar?


8. O que você acha que as personagens sentiram quando viram Hérculeslutando contra o leão?


9. Você acha que Hércules conseguiu derrotar o leão? Por quê?


10. Faça a correspondência entre as personagens e a sua principalcaracterística:Pedrinho esperta, atrevidaVisconde corajosoEmília sábio, prudente


11. Você conhece outra aventura vivida pela turma do sítio com algumapersonagem bem conhecida como Hércules?


12. Observe e marque os verbos dos trechos abaixo:


a) Pedrinho explicou ao Visconde os seus planos de nova viagem pelos temposheróicos da Grécia Antiga.


b) “Vamos nós três, eu, você e a Emília”.


c) O pó de pirlimpimpim era conduzido num canudinho de taquara-do-reino (...).


d) No terceiro dia pela manhã já tudo estava pronto para a partida.


e) Pedrinho deu uma pitada de pó a cada um e contou: Um… dois e … TRÊS!f) Instantes depois Pedrinho, o Visconde e Emília acordavam na Grécia Heróica(...).


g) O pó de pirlimpimpim causava uma total perda dos sentidos, (...).


h) Quem primeiro falou foi Emília:


i) — Estou começando a ver a Grécia, (...).


j) Parece que descemos num pomar…


..........Texto narrativo - gênero:Fábula..........



O VELHO BURRINHO


Certa vez, uns homens tinham de fazer uma longa viagem e havia muita carga para ser levada pelos burros.Resolveram, então, deixar que cada burro escolhesse o que queria carregar. O mais velho dos burros, que foi o primeiro a escolher, decidiu carregar o balaio maior, o mais pesado de todos, aquele que levava a comida dos homens. Os outros burros caíram na risada:¾ Mas que burro! Quanto mais velho, mais burro...E lá se foi o burrinho velho com todo aquele peso às costas e, ainda por cima, ouvindo a gozação dos companheiros.Mas, à medida que a viagem seguia, a cada parada os homens serviam-se da comida do balaio do velho burro. Assim, em poucos dias, andava ele muito feliz e folgado, com seu balaio quase vazio. Enquanto isso, os outros burros ainda suavam com o peso de suas cargas, que não tinham diminuído nem um pouquinho!Pedro Bandeira.


1. Leia o texto e responda:


a. No início da viagem, os burros mais novos fizeram gozação com o mais velho. Por quê?.................................................................................................................


b. Quem levou a melhor no final da viagem? Explique.......................................................


c. O que você acha que este texto pode ensinar para as pessoas?.....................................


2. Separe as sílabas e classifique as palavras em monossílabas, dissílabas, trissílabas ou polissílabas:a. homens:b. pássaro:c. comida:d. primeiro:d. velho:


3. Acentue corretamente:lampada, cafe, palacio, parabens, agua ,açucar, ambulancia, tambem.4. Complete com M ou N:ja ____ tabo ____ bata ____ borca ____ tor


5. Ordene as sílabas e forma palavras:


a. LAI O BA: ...............................................................


b.DO SA PE:...............................................................


c. ROS PA COM NHEI:..............................................


d. DA MI CO:..............................................................


e. AS RI DA: ..............................................................

2 comentários: